A inclusão de categoria B é um processo que tem como objetivo conferir a um condutor de moto o direito de dirigir veículos de até 3.500 Kg de peso, possibilitando maior mobilidade e diversidade no trânsito. Essa inclusão é feita a partir do exame psicotécnico realizado pelo DETRAN do Estado em que o condutor reside, onde é possível validar a habilidade e aptidão para dirigir um veículo de maior porte.
O que é inclusão de categoria B?
A inclusão de categoria B é um processo burocrático, onde os condutores de veículos de menor porte podem adquirir uma carteira de habilitação para veículos de até 3.500 Kg de peso. No entanto, para se qualificar é necessário passar por um procedimento por parte do DETRAN, onde serão avaliadas as condições mentais e físicas do condutor, através de teste teórico e prático.
Como funciona a inclusão de categoria B?
Quando se deseja solicitar a inclusão de categoria B, é necessário se dirigir ao Departamento Estadual de Trânsito mais próximo da região de residência. No local, o condutor passará por exames de aptidão e etc, onde serão avaliadas suas habilidades de direção. Se o teste for aprovado, o DETRAN emitirá a carteira de habilitação em questão.
Vantagens de se obter a inclusão de categoria B
- Maior mobilidade e agilidade no trânsito;
- Aumento dos negócios e qualidade de vida;
- Possibilidade de locomoção de maior porte;
- Versatilidade na escolha de veículos;
- Aumento da oferta de serviços.
A inclusão de categoria B pode ser extremamente útil para quem pretende ter maior versatilidade no trânsito. Se essa é sua vontade, procure CFC SILVA LOBO, uma auto escola/moto escola especializada no segmento, aonde você pode realizar cotações e ter os melhores preços para obter a inclusão de categoria B.